Impressão com tecnologia UV

Impressão com tecnologia UV

Nos últimos anos tem-se assistido a uma revolução na impressão digital a jato de tinta em grande parte devido ao desenvolvimento das lâmpadas LED de cura a frio para tintas UV. Desta forma, abriram-se portas a um variado leque de materiais que suportam a impressão direta.

As tintas curadas por exposição à luz ultravioleta (UV) têm sido utilizadas regularmente em artes gráficas para aplicações, que vão desde as embalagens até processos industriais, entre outras aplicações para as quais originalmente se empregavam processos “convencionais” como litografia, serigrafia e flexografia.

Os primeiros sistemas a jato de tinta que funcionavam com tintas de cura UV foram rapidamente aceites no sector da rotulagem e dos expositores, uma vez que permite a aplicação de uma grande variedade de materiais, com uma cura muito rápida, reduzindo o odor e colocando menos problemas para a saúde e para o meio ambiente face às tintas de base solvente.artigo_imp_uv2Com a recente introdução de lâmpadas UV-LED, este processo de impressão está a ver ampliar-se a sua gama de aplicações, especialmente em ambientes industriais.

A impressão UV apresenta grandes vantagens como a rapidez e alta qualidade. Os equipamentos que utilizam tintas UV são capazes de imprimir em suportes rígidos e planos, possibilitando assim impressão em diferentes espessuras e larguras, o que facilita a criação de uma grande variedade de produtos de divulgação publicitária.

Na impressão UV, o ponto de tinta é deixado em cima dos materiais, uma vez que estas tintas secam imediatamente quando expostas à luz UV. Isto abre caminho para a impressão em praticamente qualquer artigo, revestido ou não revestido, desde plástico e vidro a madeira e metal. Além disso, a impressão UV permite uma redução significativa na emissão de compostos orgânicos voláteis e na produção de cheiros. Conta ainda, com a mais-valia da impressão em materiais de cor uma vez que dispõe de cor branca.

Com a avançada tecnologia de impressão UV, conseguimos proporcionar uma qualidade inigualável e versatilidade na personalização dos seus produtos, criando-lhe oportunidades de negócio ilimitadas.

 

100_2081 IMG_1282

 

PORQUÊ CURA UV?

A tinta de cura por UV é atrativa para os impressores devido às suas propriedades de secagem quase instantânea, para além da sua capacidade de aderir a uma ampla gama de papel e plástico. A tinta permanece líquida até ser exposta à luz UV, altura em que as suas moléculas se começam a entrelaçar para formar um polímero, sólido. Isso significa que a tinta permanece no estado líquido quando se encontra na cabeça de impressão, evitando desta forma o risco de entupimento, mas uma vez impresso sobre o substrato, tem a capacidade de se fixar rapidamente, sem a necessidade de revestimentos especiais ou de secagem térmica.

Após a cura, as tintas UV são insolúveis, o que torna possível imprimir múltiplas camadas para a criação de imagens com volume ou textura, ou caracteres Braille.

Para esclarecimentos adicionais, por favor contacte a Nobrinde

 

Deixe uma resposta

© 2020 MBA Marketing e Brindes, LDA