Diga não à negociação, venda de imediato

Diga não à negociação, venda de imediato

O receio de perder uma venda, é o grande responsável pelo fracasso de um vendedor. Quantas vezes me aconteceu alguém dizer “se me fizer este preço ou estas condições eu compro” e a minha primeira reação era pedir às chefias que “deixassem ou se podia fazer”, porque desta forma eu tinha a venda garantida? Hum, perdi a conta às vezes que aconteceu. Se estava errado? sim e muito.

Tive um chefe no ramo automóvel (grande chefe, líder e vendedor “Sr. Sousa”, que me ensinou muito e que comigo dizia, com essas condições até eu comprava o que vendo, com trabalho e saber falar, fazíamos os negócios com os valores e condições que eu tinha apresentado inicialmente).

Porquê?

É natural, todos nos somos compradores e já lhe aconteceu de certo ter uma proposta praticamente irrecusável sobre algum produto ou serviço, mas o que faz? Tenta ainda negociar mais, o que nos está incutido socialmente e profissionalmente ” esta proposta que me apresentam é de longe a melhor, mas se fez isto é porque ainda irá conseguir mais.”. É má formação nos negócios onde nos habituamos a negociar como se fosse um leilão, eu te dou este valor e condições, a outra parte faz a sua proposta (normalmente ridícula e impossível) nos apresentamos outra mais vantajosa que a inicial para o cliente e assim continua.

Porque razão, não fazemos como os hipermercados, apresentar a melhor possível logo de inicio?

Sei que muitos me “vão cair em cima com este texto”, mas eu sou da opinião se posso oferecer este valor e estas condições, não vou ocupar o meu tempo e o tempo do cliente com negociações desnecessárias, apresento de imediato a minha melhor proposta. Se uns dizem porque ouviram dizer “tempo é dinheiro” outros aplicam na prática. Não ocupem tempo, não gastem recursos monetários e mesmo a vossa saúde mental, com desgastes económicos e mentais desnecessários.

Vão direto ao assunto, com o vosso melhor, com a vossa melhor proposta.

Se gostam de andar a negociar, o melhor (eu tenho essa experiência e gosto muito, porque aí sim, faz parte, vão vender em feiras) não no seu tipo de negócio.

Dica: Pense em si como comprador quando está a ser vendedor….

Conteúdos textuais pertence a Fonte: Paulo Gomes 

Deixe uma resposta

© 2020 MBA Marketing e Brindes, LDA